O que é SAC: Entenda como utilizar esse recurso na sua empresa

Um dos maiores diferenciais competitivos é utilizar o SAC como um recurso estratégico para gerar mais negócios.

Aquela velha frase “O cliente vem em primeiro lugar” nunca foi tão verdadeira. Hoje com uma concorrência mais acirrada vemos o quanto as empresas estão empenhadas em construir um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para que assim, possam melhorar seus produtos ou serviços.

O mercado vive um momento em que os clientes estão cada vez mais próximos das marcas que consomem. E isso traz inúmeros benefícios para o sucesso do negócio, mas só se os gestores souberem aproveitar essa oportunidade. Você consegue visualizar como o SAC pode ser fundamental para esse momento do mercado e o sucesso das marcas? Não?! Sem problemas, nós vamos apresentar neste artigo tudo que você precisa saber sobre o SAC e como utilizar esse recurso na sua empresa.

O que é SAC?

Atendimento ao Consumidor (SAC) começou a ser utilizado no ambiente comercial no século XX.  Nessa época já foi compreendido que era necessário haver um canal em que o cliente tivesse a oportunidade de falar, diretamente, com a empresa. E o SAC surgiu com essa proposta de comunicação.

Sendo assim, por meio desse canal os consumidores tiveram a oportunidade de solucionar problemas, propor sugestões, tirar dúvidas e, em alguns casos, fazer reclamações à marca, serviço ou produto.

A princípio a forma de trabalho
do SAC foi muito simples, um telefone, uma mesa e uma pessoa capaz de ouvir e
solucionar a demanda. Mas não pense que por ser simples essa conversa é
engessada, muito pelo contrário. Todo o diálogo desenvolvido é personalizado,
afinal estamos tratando diretamente com a demanda do consumidor.

O SAC tem como principal missão oferecer aos clientes soluções rápidas e completas, com o intuito de mostrar que a empresa se importa com seu público. Por isso, todas as grandes empresas do mercado possuem esse setor. 

Quais as modalidades do SAC?

Agora que você já entendeu tudo sobre o SAC, chegou a hora de conhecer os canais de comunicação para escolher aquele que mais se adequa com o perfil da sua empresa. Abaixo listamos os canais mais usados e de melhor performance.

Telefone

Sim, o telefone ainda é muito utilizado como um canal de comunicação direto com o cliente. Além de ser eficaz por ser um meio em que é possível falar com todo Brasil, ele também viabiliza o contato daqueles consumidores que não possui tanta intimidade com a tecnologia.

URA

A Unidade de Resposta Audível (URA) é outro meio de atender e se relacionar com os consumidores. Em geral, esse modelo de comunicação é uma gravação que apresenta menus e submenus que direciona o atendimento deixando-o mais rápido e prático. Com essa tecnologia sendo usada para o SAC, é possível reduzir o tempo de atendimento da ligação, direcionando o cliente direto para o operador.

Também é possível configurar a URA para realizar alguns atendimentos que o SAC costuma fazer:

  • Emissão de segunda via de boleto,
  • Rastreamento de pedidos,
  • Consulta de saldo,
  • Busca de unidade mais próxima;
  • Entre outros.

Chatbot

Chatbot é um programa de computador que simula um ser humano ao conversar com os clientes. Esse também é um dos recursos que o SAC utiliza. Além de trazer inovação e praticidade, pois suas principais funções podem ser automatizadas, esse robozinho faz sucesso por trazer soluções rápidas para os consumidores.

E-mail

O e-mail ainda é um recurso utilizado pelos clientes, muitas vezes para formalizar uma reclamação. No entanto, muitas empresas utilizam esse canal para construir toda sua estratégia de SAC.

Redes Sociais

Todo mundo que deseja ser visto tem alguma rede social. E como as empresas não podem ficar de fora, elas também possuem esse canal. No entanto, poucas ainda despertaram para o fato delas serem um bom recurso de SAC.

Por ser um canal muito prático e de fácil acesso, os consumidores costumam enviar suas reclamações ou sugestões para as redes sociais das empresas.

Como gerar mais negócios com o SAC?

Agora que você conheceu todas as modalidades que o SAC oferece ficou fácil entender como gerar negócio através dele. Mas se você ainda está um pouco confuso, tudo bem vamos apresentar aqui algumas dicas.

Como vimos o SAC é um canal em que o cliente tem a liberdade de conversar abertamente com a empresa, sendo assim, você pode aproveitar essa oportunidade para fazer uma pesquisa de opinião e analisar como sua marca está sendo vista pelo seu público.

Além disso, o SAC permite que seu
público possa expressar suas vontades e dizer exatamente o que deseja. Nada
melhor para um negócio do que os clientes dizerem o que querem, como querem. E
isso nem é tudo que o SAC pode fazer.

Além de todas esses benefícios que apontamos, você pode não estar lembrando de uma das maiores vantagens do SAC, o feedback. Ouvir as críticas e os elogios dos seus clientes é uma das melhores formas de desenvolver a empresa, afinal você vai conhecer o que precisa ser mudado ou não.

Análise de resultados

Após ler esse artigo sobre o que é o SAC e como utilizar esse recurso na sua empresa, acreditamos que as maiores dúvidas foram sanadas. Contando com isso, chegou a hora de começar a pensar em como implantar esse setor na sua empresa.

Construímos um infográfico em que apresentamos os passos essenciais para que você consiga montar seu SAC de forma simples e prática. Com tudo pronto, chegou a hora de analisar os resultados e avaliar, junto aos seus colaboradores, os principais indicadores e quais foram os resultados do SAC.