Redes Sociais: A nova maneira de realizar o SAC

Vamos falar a verdade, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) nunca foi visto com bons olhos. Isso pode ter diversos motivos, no entanto o mais notável era quanto a burocracia. E então, a internet chegou e com ela as redes sociais. Agora, redes sociais apresentam uma nova maneira de realizar o SAC. Ainda bem!

Mas se para os consumidores as redes sociais são uma ótima opção, para as empresas esse mundo ainda precisa ser desvendado. Afinal, muitos negócios ainda não sabem como utilizar o SAC através Redes Sociais.

O primeiro passo é ler este artigo, aqui vamos apresentar como as redes sociais podem apresentar uma nova maneira de realizar o SAC, leia até o final e surpreenda-se.

SAC nas Redes Sociais

O Atendimento ao consumidor (SAC) foi pensado e construído a muito tempo atrás. No início de tudo, seu canal era o telefone, um meio muito comum de comunicação. No entanto, a modernização veio e com ela uma nova maneira de se comunicar, a internet.

Sendo assim, as redes sociais trouxeram novas formas de aproximar consumidor e empresa. Agora muitos atendimentos são realizados pelas redes sociais, inclusive, o SAC. Esse novo modelo de atendimento, em que é utilizado canais digitais, é conhecido como SAC 2.0.

Sendo assim, o principal intuito desse tipo de SAC é a possibilidade de monitorar e reagir o mais rápido possível, às demandas dos consumidores.

Os benefícios de usar as redes sociais como SAC

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de utilizar as redes sociais como um meio para se resolver as demandas dos clientes, vamos aqui te apresentar os maiores benefícios de utilizar as redes sociais como SAC.

Agilidade para resolver

Uma das vantagens bem significativas de construir uma estratégia de SAC nas redes sociais, é a possibilidade de trazer uma solução aos consumidores de maneira mais rápida. Mas para que essa vantagem realmente esteja presente, é necessário ter uma equipe preparada para lidar com a demanda do cliente nesta rede social.

Sendo assim, tente manter sua taxa de resposta alta e mesmo que você mande a mesma mensagem para várias pessoas, não esqueça de dar atenção e personalizar o atendimento de cada cliente. E, assim, você evita que situações se tornem graves e complicadas de se solucionar.

Linguagem para encantar

Encantar é a palavra de ordem. Os clientes precisam estar conectados com seu negócio, por isso é preciso desenvolver estratégias para cativá-los, uma boa ideia é fazer com que a linguagem do seu SAC seja personalizada.  

Nas redes sociais sua linguagem não pode ser engessada, como se fosse um robô. Uma linguagem adequada que aproxime você do seu público vai fazer toda a diferença para o desenvolvimento do seu negócio.

Feedback mais rico        

Ter o registro certo da mensagem do cliente, a data e a hora de cada interação, incluindo também informações demográficas são algumas informações que as redes sociais podem te fornecer. E esses dados contribuem ao levar mais segurança para a equipe de SAC ao ter toda a comunicação registrada.  

Outro serviço que pode ser acompanhado pelas redes sociais são as menções, ou seja, todas as vezes que sua empresa for citada é possível acompanhar. Assim, você consegue ter uma noção do que as pessoas estão falando sobre seu negócio ou produto.

Além disso, a menção também te permite responder as reclamações que não tenham chegado, de maneira direta, transformando seu atendimento e solucionando possíveis falhas.  

O que você precisa para usar as Redes Sociais como SAC?  

Pode até parecer bem básico, mas a primeira coisa que você precisa avaliar antes de colocar seu SAC nas redes sociais é saber onde seu público está. Não adianta montar toda uma estrutura de SAC na internet se seu público principal ainda usa o telefone para se comunicar com sua empresa.

Avaliou o perfil do seu público e viu que o SAC nas redes sociais é uma ótima opção? Então o próximo passo é criar um perfil para sua empresa, elaborar conteúdos que possam fazer com que seu público interaja e treinar pessoas capazes de solucionar as demandas que podem aparecer.

Os resultados precisam ser analisados

Neste artigo sobre redes sociais: A nova maneira de realizar o SAC ficou mais fácil entender e avaliar a viabilidade dessa estratégia. Agora chegamos ao momento mais importante de qualquer estratégia, a análise dos resultados. Comece avaliando quantidade de solicitações de atendimento, Tempo Médio de Resposta e Número de Respostas, essas são as principais métricas que devem ser monitoradas para que sua empresa possa se destacar no atendimento ao cliente.