Vendas: 5 dicas de como vender o produto para o cliente do jeito certo

Algumas vezes, vender parece ser uma receita de bolo: seguir o script para apresentar o produto e oferecê-lo ao cliente. Mas o processo de vendas não é tão simples quanto parece. A equipe de vendas precisa entender que existem estratégias que facilitam e aceleram as vendas, bem como regulamentações que precisam ser seguidas para que o processo seja realizado da forma correta.

Vender um produto de forma eficiente é uma arte que requer habilidade e estratégia. É preciso saber se conectar com o cliente, destacar os benefícios do produto e construir uma oferta poderosa. Mostre o valor que o seu produto tem e o quanto ele é cobrado para chamar a atenção do seu cliente. Faça com que o cliente tenha a sensação de que quem ganhou mais com a compra foi ele, e não você.

vendas precisam ser realizadas com pessoas especializadas
Vender bem inclui estatégias, pesquisas de mercado, estudo aprofundado do serviço ou produto, dentre muitas outras habilidades.

5 dicas de como vender o produto do jeito certo

1. Conheça o seu produto

Assim, você estará pronto para lidar com objeções que possam surgir. É normal, durante o processo de vendas, que os clientes apresentem dúvidas e preocupações, e é importante estar preparado para lidar com essas objeções de forma proativa e inteligente. Transforme as objeções em oportunidades para fortalecer sua venda!

Parece óbvio, mas é preciso lembrar: antes de apresentar o produto ao cliente, conheça o seu produto, suas funcionalidades e benefícios. Isso mostra confiança e segurança no produto que está sendo apresentado, fazendo de você um especialista no assunto. 

2. Conheça a necessidade do seu cliente

Cada cliente é único, e suas necessidades e dores também são. Antes de oferecer o produto, dedique um tempo para ouvir atentamente o cliente e entender o que ele realmente está procurando. Faça perguntas relevantes e escute tudo o que o cliente tem a dizer. 

Ao compreender as necessidades específicas do cliente, você será capaz de apresentar o produto de forma personalizada, destacando como ele pode resolver os problemas e atender às expectativas do cliente. Satisfaça sua necessidade e proporcione a solução que ele tanto busca.

3. Destaque bem os benefícios do seu produto ou serviço

Os clientes estão interessados nos benefícios que o produto pode proporcionar a eles. Ao apresentá-lo, foque nos resultados positivos que ele pode trazer. Em vez de simplesmente listar características, mostre como o produto pode melhorar a vida do cliente, economizar tempo, dinheiro ou solucionar um problema específico. 

Apresente exemplos concretos e utilize histórias de sucesso para tornar os benefícios mais tangíveis e convincentes. Desperte neles a necessidade de usufruir dessas vantagens.

4. Estabeleça um vínculo

As compras são impulsionadas pela dor, por uma necessidade. Isso afeta o emocional, o desejo de ter um produto ou serviço para solucionar algum problema, para suprir alguma necessidade. Por isso, estabeleça uma conexão genuína com o cliente, demonstrando empatia e compreensão. 

Mostre-se sincero em relação às suas preocupações e necessidades, crie um relacionamento de confiança e aumente as chances do cliente se sentir confortável e seguro em fazer a compra do seu produto ou serviço. Faça-o perceber que ele precisa desse produto para suprir a necessidade que ele tem.

5. Terceirização

A terceirização de vendas é uma opção vantajosa para qualquer empresa. Ela permite que profissionais especializados atuem de forma mais estratégica, de acordo com o mercado concorrente. A partir disso, será possível:

  • Entender a dor do cliente;
  • Apresentar o produto de forma estratégica;
  • Utilizar expressões que servem como gatilhos de compra, acelerando o processo de vendas;
  • Estabelecer um vínculo emocional com o cliente;
  • Ter acesso a tecnologias especiais que facilitam todo o processo, como CRMs e análise de dados;
  • Ter profissionais com a expertise necessária para vender.

Afinal, como vender mais?

Vender o produto ao cliente do jeito certo requer estudo, habilidade e estratégia. É importante ressaltar que as estratégias de vendas devem ser adaptadas ao contexto e ao público-alvo de cada empresa. Além disso, a combinação de diferentes estratégias pode ser necessária para obter os melhores resultados.

Seguir algumas das dicas que mencionamos acima é essencial para o processo de venda, independentemente do produto. Se você pretende vender:

  • Peças de roupa: Apresente os benefícios do tecido, as combinações que podem ser feitas com a peça e até pessoas influentes que a utilizam;
  • Celular: Apresente os pontos que o diferenciam de outros aparelhos, destacando as vantagens do modelo referido, incluindo processamento, memória, entre outros;
  • Plano de saúde: Informe os direitos do paciente, as unidades de atendimento, as vantagens de cada tipo de plano contratado e detalhe tudo sobre as carências.

Dicas como essas servem para qualquer tipo de serviço ou produto (claro, adequando ao perfil de cada segmento). Para aumentar ainda mais o interesse do cliente, utilize gatilhos de necessidade durante a sua abordagem. 

Use palavras que despertem emoções, como “garanta”, “transforme”, “solucione” e “realize”. Faça com que o cliente se sinta impulsionado a agir, mostrando a importância e a urgência de adquirir o seu produto ou serviço.

Vender bem acaba se tornando um desafio diante de tantos requisitos. Mas, em resumo, para vender bem é preciso concentração, planejamento e muito estudo. Se você precisa de uma ajudinha extra no processo de vendas, é só entrar em contato conosco. 

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