Para que uma empresa cresça é necessário ter um ambiente corporativo que auxilie no desenvolvimento dos colaboradores.
É comum que os gestores não se preocupem com o índice do Turnover. Muitas vezes eles nem entendem como esse dado pode contribuir para suas empresas. Entender as causas do Turnover na empresa é o que vai fazer com que ela prospere.
O Turnover gera muitas dúvidas e insegurança nos gestores, seja por falta de conhecimento desse índice, seja por não conseguir reconhecer as causas do Turnover na empresa. Por isso, elaboramos este artigo em que vamos te apresentar as 5 principais causas do Turnover nas empresas. Mas, além de apresentar, também iremos indicar estratégias para combater e reduzir esse índice.
O que é o Turnover?
Para que você consiga eliminar o turnover é preciso entender o que ele é e o que ele representa para o seu negócio. De maneira simples, o Turnover é uma palavra em inglês que significa “renovação” ou “virada”. Ele começou a ser usado para identificar a taxa de rotatividade dos funcionários em uma empresa.
Ou seja, o turnover existe a muito tempo, porém só recentemente ele foi utilizado como métrica para evidenciar o valor agregado do capital humano dentro das empresas. E, assim, a proporção de admissões e demissões passou a ser melhor investigada.
Portanto, agora que você entendeu o que é o Turnover, chegou a hora de identificar algumas das principais causas do Turnover nas empresas. Pula para o próximo tópico para você conhecer.
Chefes inadequados
Você já ouviu a frase: “Os funcionários não se demitem da empresa, se demitem dos seus chefes”? Essa frase expressa um problema muito comum nas empresas, os funcionários odeiam seus chefes. Entendemos que ter um cargo de gestão não é uma tarefa fácil, porém dificulta ainda mais quando a pessoa que ocupa esse cargo não sabe se comportar como um gestor que impulsione sua equipe e, por consequência, acabam tomando ações que prejudicam o bom convívio.
Portanto, para resolver esse problema, muitas empresas começaram a realizar treinamentos com seus gestores para mostrar qual a melhor maneira de se portar com sua equipe, afim de que todos possam desenvolver suas habilidades.
Sem oportunidades
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que todo profissional deseja crescer e ascender na sua carreira. Porém, nem todas as empresas conseguem dar essa oportunidade ao profissional, o que faz com que ele vá procurar nas empresas concorrentes uma oportunidade de crescimento.
Sendo assim, sugerimos que você crie um bom plano de carreira que apresente em termos claros uma boa estrutura de cargos e salários para cada área da empresa. Mesmo pequenas mudanças como a diferenciação entre profissional júnior, pleno e sênior, podem contribuir na retenção dos talentos da empresa.
Sem reconhecimento
Você não pode esperar que seus funcionários vistam a camisa da empresa se você não os valorizar. Quando os colaboradores não se sentem reconhecidos por suas contribuições para o crescimento da empresa, eles começar a procurar por outras empresas que possam reconhecer seu esforço.
Sendo assim, uma maneira de lidar com essa situação é construir uma política de feedbacks, em que os gestores possam avaliar cada membro da sua equipe, no que diz respeito ao trabalho e dedicação. Portanto, com a cultura do feedback o profissional se sentirá reconhecido e saberá quais aspectos precisam ser melhorados e quais ele soube desenvolver de forma satisfatória.
Mas não pense que feedback será só do gestor para o colaborador, é importante que os colaboradores também possam avaliar seus líderes. Assim, todos têm a oportunidade de crescer e se desenvolver.
Exaustão dos funcionários
Não se engane, trabalhar até a exaustão não é algo positivo, nem para sua empresa e nem para o seu funcionário. Portanto, uma das maiores causas do Turnover nas empresas se dá pelo grande volume de demanda e, por consequência, a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.
Para minimizar essa situação, você precisa refletir os motivos para ter tanto trabalho, analise se é falta de organização dos seus gestores ou se faltam funcionários? Dessa forma, após essa investigação, você poderá tomar as medidas necessárias, contratar ou reestruturar as tarefas na sua empresa.
Cultura organizacional tóxica
Toda empresa é entendida como um universo próprio, com crenças, hábitos, valores, normas, linguagem e dinâmica única. Portanto, todas essas características contribuem para nortear o comportamento dos colaboradores.
Sendo assim, quando uma empresa possui uma cultura organizacional tóxica, significa que todas essas características estão contribuindo para a infelicidade dos colaboradores. Abaixo listamos algumas características de uma cultura organizacional tóxica:
- Alto índice de competitividade;
- Tratamento diferenciado entre os funcionários;
- Fofoca e brigas no ambiente de trabalho;
- Ambiente hostil.
Ainda há muitas outras características, porém resolvemos colocar as que mais prejudicam a empresa e aquelas responsáveis pelas causas do Turnover nas empresas.
Sendo assim, uma maneira de melhorar o clima organizacional é desenvolver junto com o setor de Recursos Humanos, ações que possam contribuir para o engajamento de todo. Selecionamos algumas dicas para te ajudar a melhorar o clima organizacional:
- Realize ações de integração;
- Invista em treinamentos para sua equipe;
- Capacite os líderes;
- Tenha uma comunicação clara e transparente.
Analisando sua empresa
Ao entender quais as causas do Turnover na empresas, você estará mais preparado para pensar em como contribuir a um crescimento mais saudável e uma rentabilidade maior. Afinal, você já calculou qual o custo você tem com demissões e contratações? Por isso, é importante avaliar se sua empresa está passando por essas questões. Uma boa maneira de descobrir é calculando o índice de turnover (LINK RECOMPENSA) e, após esse cálculo, você e o setor de Recursos Humanos poderão sentar e tomar providências.