3 formas de realizar a gestão de relacionamento com o cliente

O CRM é uma das formas que facilitam os processos ligados à gestão de relacionamento com o cliente

Por Bruna Ramos

O atendimento ao cliente vem se inovando muito durante os últimos anos, expandindo as suas formas de contato e saindo somente da ligação por telefone ou presencial. No entanto, essas novas formas de contato não substituem as outras, mas complementam o atendimento.

Essa inovação acaba demandando mais atenção da gestão, que precisa aprender a realizar uma gestão de relacionamento com os clientes e facilitar ainda mais o contato que a empresa faz com esse público.   

A evolução surgiu de forma natural, mas nem todas as organizações conseguiram acompanhar e implantar os progressos em seus negócios, embora seja necessário. 

Mas por que isso é necessário? Porque é através de um bom atendimento ao cliente que o seu negócio vai conseguir desenvolver um bom relacionamento com eles. E sabemos que o seu público é a peça primordial para a vitalidade do seu negócio. 

Aí eu te pergunto: 

Você compraria em um local conhecido por não prestar um bom serviço? 

Acredito que no mínimo você evitaria e buscaria outras opções, né? 

E é com esse pensamento que você deve começar a investir em formas que possam melhorar a sua gestão de relacionamento com o cliente. Devido a alta competitividade no mercado, a gestão deve sempre buscar maneiras de oferecer experiências únicas e boas.

Com o forte consumo da internet, o cliente chega até você por meio das redes sociais e outras plataformas como o Instagram ou Reclame Aqui, que podem ter indicações positivas ou negativas.

A gestão de relacionamento diz respeito às  estratégias criadas para organizar, sincronizar e automatizar o relacionamento que o seu negócio possui com os consumidores. Realizar esse processo de forma eficiente vai possibilitar que a empresa se organize melhor em relação aos clientes, podendo acompanhar os prospects e os clientes atuais.

A partir de agora nós vamos te apresentar 3 formas de você realizar a gestão de relacionamento com o cliente de forma efetiva, que seja oportuna para ambas as partes.

1. Chatbot

Chatbots para atendimento é um software automatizado que pode ser integrado a sites, blogs e outros canais de comunicação. Eles aceleram o atendimento, facilitando o primeiro contato do consumidor que poderá ter as respostas que busca em um curto período de tempo sem precisar esperar nas filas de espera de uma ligação por telefone, por exemplo. 

Apesar de ser um robô, o chatbot não fala como um. O atendimento pode ser personalizado de acordo com o perfil do seu público, facilitando ainda mais a comunicação e aproximando seu cliente a sua marca. 

O chatbot é uma ferramenta ágil que consegue oferecer um suporte rápido, otimizar o SAC e resolver de forma autônoma questões simples, como o envio da 2a via de boletos, dúvidas sobre pagamento, dentre muitas outras opções. Ele aumenta as suas chances de reter clientes de forma mais rápida.

CRM pode ser utilizado como forma de otimização de processos e organização de informações.
CRM pode ser utilizado como forma de otimização de processos e organização de informações.

2. Utilize um CRM

Customer Relationship Management (CRM) são tecnologias, práticas e estratégias de negócio focadas no relacionamento com o cliente. Ter uma ferramenta como essa é indispensável para as empresas atuais. 

O CRM pode:

  • Facilitar o acompanhamento da jornada do cliente;
  • Simplificar processos de atendimento;
  • Armazenar dados estratégicos;
  • Organizar informações;
  • Entender o comportamento e as necessidades dos consumidores;
  • Acolher os problemas pendentes; 
  • Registrar e analisar informações;
  • Auxiliar na fidelização de clientes.

CRM é organização e otimização. É necessário para qualquer equipe que se preocupa em oferecer uma excelente experiência ao usuário e deseja, claro, fortalecer o relacionamento com esse cliente. 

3. Atue com especialistas

Uma ajudinha é sempre bem vinda, principalmente quando vem de profissionais experientes que possuem um vasto know-how técnico. 

Atuar com especialistas é importante porque você sabe que o resultado vem! 

Mesmo que seja apenas uma consultoria, as orientações de profissionais especializados são essenciais para quem busca ter êxito nos processos de fortalecimento no relacionamento com o cliente, já que eles sabem quais etapas devem ser seguidas, quais ferramentas devem ser utilizadas e como devem atuar para buscar os resultados prometidos. 

O atendimento ao cliente vai muito além do SAC, envolvendo também outras práticas como a ouvidoria, vendas e a recuperação de crédito/cobrança. Esses serviços precisam ser realizados da maneira correta, para que sejam efetivos. 

Regras e decretos do SAC, por exemplo, estabelecidas por lei precisam ser seguidas, etapas de processos precisam ser completadas e estratégias precisam ser pensadas para que a Cobrança, o SAC e a Ouvidoria sejam eficientes e tragam resultados para a organização, como a recuperação de créditos inadimplentes, a retenção e a satisfação de clientes. 

É importante buscar empresas que possuam cases de sucesso nesta gestão de relacionamento e que possam mostrar, de fato, como conseguiram melhorar os processos de outras empresas que escolheram terceirizar esse serviço. 

Traçar estratégias de atendimento é essencial para melhorar o relacionamento com o cliente.
Traçar estratégias de atendimento é essencial para melhorar o relacionamento com o cliente.

Afinal, a primeira impressão é a que fica? 

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Então! Ele se aplica muito bem aqui.

Manter um bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso do seu SAC, da sua cobrança, da sua ouvidoria, das suas vendas e de todo o atendimento que você prestar ao seu consumidor. 

O seu público vai conhecer quem é o seu negócio por meio do atendimento que ele receber da sua equipe. E se ele receber um mau atendimento, dificilmente ele voltará ou fará um marketing positivo da sua empresa. Um sistema CRM aliado a toda expertise de especialistas de mercado é o que você precisa para criar um vínculo forte com o seu cliente. 

A criação de estratégias para o atendimento, bem como a personalização da comunicação para que se adeque ao perfil do consumidor não são tarefas fáceis e demandam muito tempo da gestão desde o aprendizado até a análise. É necessário reunir informações, organizá-las, estudá-las e ter muito experiência para saber o que fazer com elas. 

Para uma relação sólida, fiel e profunda com seus clientes, invista em relacionamento com o cliente. Com a gente, você tem duas opções: Ter consultorias ou ter nossa equipe atuando diretamente nesse relacionamento. É só escolher. 

Fale com a gente e saiba como nós atuamos neste segmento. Conheça nossos cases de sucesso e descubra o quanto nossos clientes estão satisfeitos com a gestão de relacionamento que realizamos.