5 estratégias de cobrança para a sua empresa recuperar créditos fácil

Por Bruna Ramos

A recuperação de crédito é o processo pelo qual uma empresa ou instituição busca recuperar os valores de um cliente ou devedor. Basicamente, ocorre quando alguém não paga uma dívida dentro do prazo combinado.

Existem várias etapas envolvidas na recuperação de crédito. O primeiro passo é entrar em contato com o devedor, seja por telefone, e-mail ou sms para lembrá-lo sobre a dívida em aberto e solicitar o pagamento. Essa cobrança pode ser antecipada, como uma cobrança preventiva ou pode acontecer um dia após a data do vencimento. 

É comum e indicado oferecer opções de negociação, como parcelamento ou descontos, para facilitar a regularização. Se o devedor não responder ou não cumprir com os acordos feitos, a empresa pode adotar contratar uma empresa de cobrança especializada, para realizar uma cobrança extrajudicial.

A recuperação de crédito deve ser feita de acordo com as leis e regulamentações válidas em cada país. Além disso, é essencial ter habilidades de comunicação eficazes, empatia e persistência, aliado a um atendimento humanizado, para lidar com os devedores de maneira adequada e alcançar o melhor resultado possível para ambas as partes.

5 estratégias de cobrança para recuperar créditos 

1. Comunicação proativa

Uma estratégia fundamental é entrar em contato com o devedor de forma proativa. Isso pode envolver ligações, e-mails ou mensagens de texto, lembrando-o sobre a dívida e solicitando o pagamento. 

É importante ser educado, claro e objetivo durante a comunicação, deixando claro o valor em aberto, a data de vencimento e as opções de pagamento disponíveis. É indicado ainda que se mantenha uma abordagem humanizada, facilitando a comunicação com o cliente. 

2. Negociação flexível

Oferecer opções de negociação flexíveis é uma estratégia eficaz. Isso inclui a possibilidade de parcelar o pagamento da dívida, dar mais de uma forma de pagamento e oferecer descontos para pagamento à vista.

Ao fornecer alternativas acessíveis, você aumenta as chances do cliente inadimplente de quitar a dívida. Sobre a importância disso, podemos citar que promove exclusividade na sua negociação, destaque perante a concorrência e facilita o pagamento desse devedor.

3. Acompanhamento constante

Manter um acompanhamento constante é essencial na estratégia de cobrança. Isso envolve registrar todas as interações com o devedor, incluindo datas, horários e detalhes das conversas. Esse monitoramento permite que a equipe conheça o cliente mais a fundo e use isso como estratégia. 

A partir disso, será possível enviar lembretes regulares sobre a dívida em aberto para manter a cobrança como prioridade na mente do cliente inadimplente; realizar ligações em horários estratégicas para que o cliente consiga escutar a negociação com calma; enviar propostas conforme a situação atual em que o devedor se encontra, dentre outras formas de personalizar sua cobrança. 

4. Régua de cobrança

A régua de cobrança é um roteiro utilizado para dividir a abordagem de cobrança de acordo com o perfil de inadimplência do cliente. Ela é utilizada para segmentar o perfil dos clientes e determinar o método de cobrança mais adequado para cada um deles, levando em consideração opções como abordagem humana, digital, ativa ou preventiva.

Ela define data de pagamento, lembretes, opções de pagamento e informações sobre faturas atrasadas, entre outras opções. O objetivo é estabelecer uma comunicação eficiente com o cliente devedor, buscando sensibilizá-lo sobre a importância e urgência do pagamento.

5. Recorrer a empresas de cobrança especializadas 

Se todas as tentativas anteriores não forem bem-sucedidas, pode ser necessário recorrer a uma medida especial. Contratar uma empresa de cobrança especializada  é uma alternativa útil. 

Recuperadoras de crédito possuem experiência em lidar com devedores difíceis, além de possuírem uma equipe especializada para isso. Elas utilizam diversas estratégias, como negociação de parcelamento, renegociação de juros e até mesmo ação judicial para recuperar o crédito.

Estratégias eficientes facilitam a recuperação de crédito

Com a leitura do texto acima, é possível compreender que a recuperação de crédito envolve habilidades para que se alcance a finalidade principal: recuperar o débito do cliente devedor. Deve ser realizada da forma correta, respeitando as leis referentes à cobrança de inadimplentes e utilizando a abordagem humanizada, adotando a cobrança amigável.

Além do que citamos, é importante ressaltar que a principal estratégia de fazer uma cobrança amigável é proporcionar a fidelização de clientes. Não existe nada melhor do que ter um cliente fiel que retorna a comprar serviços e produtos da sua marca. E junto a isso, é totalmente grandioso para uma marca que ela recupere o crédito de um cliente devedor de maneira saudável, podendo fortalecer o relacionamento. 

Por isso que uma das estratégias que apresentamos é a opção de escolher uma empresa especializada em cobrança amigável para realizar a recuperação de crédito da sua carteira de clientes inadimplentes. 

Empresas como Activox BPO Solutions possuem especialistas com expertise em relacionamento com o cliente, voltados para a recuperação de crédito. Habilidades exclusivas e tecnologia de ponta, auxiliam no processo de identificação do cliente, atualização cadastral dentro do que é estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como técnicas especiais para fazer com que o cliente escute a negociação proposta. 

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