Dicas para realizar uma cobrança extrajudicial efetiva

Por Bruna Ramos.

Cobrar não é uma tarefa fácil. Exige cuidado, planejamento, concentração e atenção.

Antes de cobrar alguém, você inicia o assunto de forma objetiva e realiza a cobrança? Ou você pensa como vai tocar no assunto para mostrar educação e não tornar a situação constrangedora?

É importante salientar que as duas formas não estão erradas, dependendo da forma com que você usa as palavras. 

Cobrar em meio aos desafios exigidos às operações de call center, torna- se ainda mais difícil.

Operadores de call center durante cobrança
Operações de atendimento precisam seguir as regras estabelecidas pela LGPD.

Dentre os maiores desafios, destacamos

Código identificador

O código 0303/0304, aprovado pela Anatel, aparece no início da ligação possibilitando que o usuário identifique o contato telefônico e não atenda à ligação.

Esse é um dos maiores desafios para a cobrança ativa via telefone, pois o cliente rejeita a ligação e impede que o recuperador de crédito realize a negociação.

Número de contato atualizado / Localização

O contato do cliente inadimplente pode estar com o cadastro desatualizado, dependendo dos dias de atraso. Para que haja uma atualização cadastral, é necessário que essa esteja dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A consulta de informações de clientes inadimplentes também deve estar dentro das determinações da LGPD, pois as plataformas onlines de localização apresentam dados confidenciais, como nome completo, CPF, e-mail e telefone.

Equipe e ferramentas qualificadas para cobrança

Ausência de conhecimento nas ferramentas como ferramentas de omnichannel e chatbots de atendimento personalizado são essenciais para auxiliar o processo de contato com o cliente inadimplente.

A gestão precisa saber utilizar a estratégia certa de discagem, gerir uma equipe qualificada e com experiência em cobrança a fim de apresentar a proposta de recuperação de crédito e do cliente em questão.

5 dicas para driblar os desafios de realizar cobrança

1. Estude e adapte-se à LGPD

Antes de qualquer coisa, estude e conheça as regras da LGPD para não sofrer penalidades nem com a aplicação de multas. Todas as empresas que trabalham com informações confidenciais dos clientes precisam seguir as determinações da lei.

2. Automatize processos

Use a tecnologia ao seu favor! Automatizando processos você evita tarefas repetitivas e manuais, aumentando a produtividade da sua operação que poderá ficar focada em técnicas para melhorar a experiência do usuários; um dos atos que mais contam de forma positiva para uma organização.

3. Otimize o atendimento

Otimizar o atendimento significa melhorar esse serviço que você oferece ao seu cliente. O ideal é apostar em técnicas que possam aperfeiçoar esse atendimento, como atuar com equipes especializadas, utilizar ferramentas tecnológicas voltadas para gestão do atendimento, automatizar processos e treinar sua equipe.

4. Não tenha medo de cobrar!

É fato! Com medo você não vai a lugar nenhum, muito menos conseguirá recuperar créditos. É imprescindível que se adote métodos de comunicação que facilitem o contato e possam persuadir o cliente, fazendo com que ele escute a proposta e negociação possa ser apresentada.

5. Atue com uma equipe especializada.

Para que uma cobrança efetiva seja realizada, é necessário que se atue com especialistas que conheçam o processo. Profissionais experientes conhecerão processos, plataformas e técnicas específicas capazes de facilitar o processo de cobrança, gerando mais resultados para a empresa e produtividade para a equipe.

A importância do Know-How técnico

O know-how técnico fará toda diferença em uma operação de cobrança. Isso porque a operação agirá de forma estratégica e assertiva. Saberá identificar oportunidades e riscos e agirá com a expertise necessária diante de cada situação.

A inadimplência impacta drasticamente nas organizações, afetando negativamente a saúde financeira, um dos pilares para a sobrevivência das empresas. É necessário que a gestão tenha a capacidade de identificar oportunidades em fraquezas e ameaças do mercado e concorrência, a fim de manter a empresa estável. Isso é know-how técnico e visão estratégica! 

A gestão tem o papel de evitar que isso aconteça, mas caso fuja do controle, pode contar com o auxílio de recuperadoras de crédito, como a Activox.

Nós temos especialistas em cobrança com mais de 10 anos de experiência em operação. É disso que a sua empresa precisa?

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