Recrutamento e Seleção: Vale a pena terceirizar?
Selecionar um profissional ideal para realizar determinada função dentro de uma organização não é fácil e demanda muito tempo da gestão. Nesse artigo, você vai entender se vale a pena apostar na contratação de uma equipe para realizar o seu processo seletivo.
Por Bruna Ramos
Recrutamento e seleção é um processo que visa recrutar candidatos e selecionar aqueles que podem desempenhar as funções designadas de forma efetiva em uma empresa, gerando os resultados que toda organização precisa obter.
O processo demanda tempo e doação de equipes e gestão da empresa. A jornada de ambientação não é tão rápida. Há a necessidade do envolvimento de gestores desde a fase de escolha até a adaptação desse candidato – caso seja escolhido – existe a necessidade de treinamento, de tempo para o novo colaborador conseguir acompanhar o ritmo da equipe e de tempo para a equipe adaptar-se também, dentre outros pontos.
Imagine a rotina de uma organização: as atividades que estão em planejamento ou em andamento, os processos que estão sendo avaliados, a equipe que está seguindo as pautas conforme o planejado. Parte disso será afetado de forma direta ou indireta, já que em uma organização, setores acabam sendo dependentes uns dos outros.
A equipe de Recursos Humanos (RH) destinará mais tempo para tratar de questões relacionadas a uma nova contratação e deixar outras demandas organizacionais de lado por um período. Isso pode acarretar alguns problemas caso o processo seletivo não seja assertivo, ou seja, caso o colaborador não se adapte à nova rotina na empresa.
Atividades terão que ser pausadas e processos interrompidos, o que pode acarretar grandes prejuízos para a empresa.
Mas o fato é que não podemos fugir de novos processos seletivos. Para contratar um novo colaborador assertivo e eficiente, que seja a cara da sua empresa, é preciso investir e o ideal é investir em um processo seletivo terceirizado.
Em que a terceirização contribui?
Processo seletivo terceirizado é uma atividade que, ao ser realizada por uma empresa especializada, pode otimizar o seu RH.
A partir disso, a equipe poderá focar no gerenciamento da empresa, pensar em ações estratégicas para melhorar o relacionamento organizacional, planejar o onboarding para os novos funcionários e, em paralelo a isso, continuar com as atividades de rotina.
O know-how técnico e a experiência de um time de RH que consegue entender as necessidades reais de uma organização é essencial para que o processo seletivo seja eficiente e produtivo.
Uma empresa expert no assunto vai utilizar as melhores estratégias e dispor de toda a atenção necessária para realizar a seleção do candidato ideal que possa desempenhar a função da vaga que está em aberto na empresa. Ou seja, o processo seletivo será mais objetivo, o que diminui as chances do candidato não se encaixar à rotina da empresa.
Um profissional escolhido a dedo se adequa mais rápido à rotina organizacional e ainda consegue entregar resultados mais facilmente. E cá entre nós, é isso que toda gestão quer e precisa ter.
Na terceirização, a gestão também participa do processo seletivo, mas não diretamente de cada etapa, já que uma equipe especializada se encarrega de cuidar de todos os trâmites. Com isso, o recrutamento e a seleção de pessoas tornam- se mais fácil para a empresa contratante e, ainda assim, se torna mais efetivo.
Vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção
Para deixar mais claro, vamos te explicar sobre algumas vantagens que você vai conseguir ao terceirizar o seu recrutamento e seleção de novos colaboradores.
- Conhecimento especializado
Uma equipe de RH especializada e com muito know-how técnico vai atuar de forma mais assertiva e eficiente em cada etapa do processo seletivo, entregando o resultado que a empresa precisa.
- Candidatos com soft skills
Com recrutamento terceirizado, as seleções de candidatos mais qualificados, ou seja, que possuem as soft skills necessárias para as vagas, farão parte da rotina da empresa. Isso devido a aplicação de filtros e pesquisas sobre currículos, experiências e personalidade dos candidatos, que fazem as escolhas serem mais confiáveis.
- Otimização de tempo
Candidato qualificado otimiza o tempo da gestão e das equipes de RH. O processo se torna mais fácil, desde a seleção até a adaptação do profissional escolhido. Uma empresa qualificada faz o processo com mais agilidade e deixa a organização resolvendo outras questões.
- Economia financeira
O recrutamento e a seleção de pessoas são umas das atividades que mais geram custos para a empresa, principalmente pelo tempo envolvido. Caso esse processo não seja realizado de forma eficiente, o candidato não vai se encaixar na vaga e o RH terá que iniciar tudo novamente.
Como já falamos, a terceirização possibilita uma contratação segura, sem riscos de desistência.
- Diminuição do turnover
Com a terceirização do processo seletivo é possível realizar contratações assertivas e isso ocasiona a diminuição do turnover, ou seja, diminui a rotatividade de colaboradores em uma organização. Diminuir o turnover diminui custos, otimiza tempo, melhora o clima organizacional e mantém a produtividade.
Vale a pena terceirizar?
Então, sim, a terceirização é vantajosa e vale a pena para as organizações de pequeno, médio ou grande porte. A partir dela, as empresas disponibilizam de um recrutamento e seleção personalizado, otimizado, barato, claro e objetivo.
Os resultados podem ser visualizados em diversas áreas do seu negócio, não se limitando apenas à vaga que foi preenchida. Mas, para garantir isso, é necessário escolher com qual empresa você deseja trabalhar.
Empresas BPO possuem a expertise necessária e profissionais experientes que conseguem oferecer todos os benefícios em um serviço terceirizado. Aqui na Activox BPO Solutions, entendemos a sua demanda e conseguimos estruturar um processo seletivo de acordo com o perfil e a necessidade da sua organização.
Nós te ajudamos a encontrar o profissional ideal para o lugar certo! Fale agora conosco e conheça mais desse serviço.