Como a inadimplência afeta as empresas?

Como a inadimplência afeta as empresas?

Em 2018 houve um aumento de 4,41% no número de consumidores inadimplentes!

O ano de 2018 foi encerrado com um dado muito alarmante às empresas brasileiras e, consequentemente, à economia. Segundo informações levantadas pelo Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), comparado ao ano anterior, houve um aumento de 4,41% no número de consumidores inadimplentes.

Por vezes a falta de planejamento contribui para o acúmulo de dívidas e consequentemente, a inadimplência.

Um número tão expressivo é motivo de preocupação para todos, inclusive empresas que possuem clientes nessa situação. Afinal, um dos grandes problemas que uma empresa pode enfrentar é possuir consumidores que não pagam seus compromissos.

Talvez você nunca tenha parado para pensar como a inadimplência pode afetar sua empresa. Nós pensamos, por isso vamos te ajudar. Neste artigo você vai entender como a inadimplência dos seus clientes pode afetar a sua empresa e ainda vamos te mostrar 3 soluções que podem ser usadas para solucionar esse problema.

As contas não fecham

Esse é um dos maiores e mais preocupantes problemas decorrentes da falta de pagamento. Contando com a boa fé dos clientes, muitos gestores contabilizam o pagamento de todos os clientes. Além de gerar um sério erro no final do mês, você contará com um dinheiro que não existe, pois alguns dos seus clientes não pagaram.

Caso você precise fazer qualquer melhoria ou mesmo pagar algumas contas, você pode não conseguir, pois houve uma previsão imprecisa da receita. Toda essa falta de planejamento pode alavancar a inadimplência dentro da sua empresa. Afinal, antes de gerar uma dívida, a empresa não pode confiar em pagamentos futuros.

Uma dica simples para tentar solucionar, em parte, o problema, é criar um método de controle. Hoje existem softwares específicos para isso, mas se você quer um método mais barato, basta fazer uma planilha. Nela, você pode colocar todos os clientes que estão com débito na sua empresa. Assim, você fica ciente do quanto precisa receber, além de colocar lembretes para fazer as ligações de cobrança.

Sem previsão de lucro

Uma empresa precisa mais do que só pagar contas. Para que ela cresça e se desenvolva é de suma importância que ela obtenha algum lucro no final do mês. Entretanto, se seu cliente não paga, o crescimento da sua empresa fica seriamente comprometido.

Uma maneira de tentar reverter essa situação é ter todas as contas da empresa na ponta do lápis e não depender 100% do dinheiro dos seus clientes para sobreviver. Dessa forma, sua empresa não enfrenta problemas tão sérios se não houver o pagamento.

Agora, se você possui uma empresa que precisa 100% dos clientes para sobreviver, aconselhamos que leia o próximo tópico para solucionar de uma vez por todas os seus problemas com inadimplência.

Crise com os clientes

Você tem clientes inadimplentes, isso é um fato. Agora é necessário fazer algo para reverter este quadro. Geralmente, as empresas utilizam a recuperação de crédito. Mas cuidado, pois quando mal planejada e mal executada é possível que o cliente se sinta insultado, o que dificulta o recebimento da dívida e prejudica o seu relacionamento com ele.

Uma solução para uma eventual crise de relacionamento é contratar empresas que fazem esse serviço de recuperação de crédito e de cliente.

Sendo assim, a falta de educação financeira que acarreta o não pagamento de dívidas não prejudica só as empresas, mas a todos. E quem não planeja suas finanças acaba perdendo controle de quanto pode investir.

Tomar uma decisão é importante

Saber quais são os problemas é apenas o primeiro passo para criar estratégias de como combatê-los. Analise quais destes contratempos são os mais frequentes na sua empresa e pense em quais métodos são os mais adequados para saná-los. Afinal sua empresa não merece passar pela dor de cabeça de ter clientes inadimplentes. Um bom caminho, é contratar uma empresa que possui estratégias e práticas de lidar com esse tipo de consumidor.

Compartilhe esse conteúdo

LinkedIn
Twitter
Facebook

Posts relacionados

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.

Abrir chat
1
Deseja contratar os serviços da activox para a sua empresa?