Uma das maiores características dos grandes líderes é saber reconhecer soluções através de dificuldades.
Um dos grandes problemas que muitas empresas enfrentam é o Turnover. Todo mundo deseja reduzir seus índices e seguir com a vida feliz e tranquila. Mas se te dissermos que o Turnover pode ajudar a identificar os problemas na empresa, você acredita?
Antes de você bater em retirada, vamos mostrar como é possível fazer com que o Turnover seja um aliado para identificar problemas e, assim, melhorar a produtividade e a lucratividade na sua empresa.
Turnover para identificar os problemas
A princípio o Turnover é um índice que mede a rotatividade de funcionários em uma organização. Ou seja, ele tem como intuito de identificar a quantidade de contratações e demissões. E esse dado pode ocasionar alguns contratempos para a empresa. Além do problema óbvio como a perda de dinheiro, esse índice consegue nos mostrar que algo está errado.
Muitos acreditam que o Turnover é algo prejudicial, sem ao menos tentar avaliar o que ele representa para sua empresa. Contudo, ele pode significar várias coisas, boas e ruins. Por isso, acreditamos que é bem melhor identificar a origem do aborrecimento do que viver em negação. E é isso que o turnover pode fazer: ele pode contribuir para identificar os problemas na empresa.
Vaga sempre aberta não é sinônimo de coisa boa
Já parou para analisar que na sua empresa sempre tem aquela vaga, naquele setor específico que nunca para alguém?! Isso significa que você ainda não encontrou o profissional ideal? Pode até ser, mas é mais provável que uma vaga sempre aberta significa que há algo errado com sua empresa ou com este setor.
Portanto, uma vaga que deveria estar preenchida e não foi, significa que o profissional que deveria estar trazendo resultados para sua empresa, ainda não está. Uma vez que você faz seleções para esta vaga, que acarreta um custo, e não consegue fazer com que o profissional consiga desenvolver o trabalho e gerar lucros, você está pode ter alguma falha.
Sendo assim, existem muitas maneiras que podem solucionar essa questão, uma delas é construindo um processo seletivo adequado, em que o profissional de Recursos Humanos (RH) possa atuar como ferramenta para selecionar o talento que mais se adequa a vaga e sua empresa.
Foco centrado em contratar e demitir
Já imaginou quanto custa para sua empresa e para o seu RH contratar e demitir? Não só dos encargos financeiros, falo do trabalho mesmo. Portanto, se o RH da sua empresa só estiver construindo processos seletivos, há algo muito errado aí. Com um turnover alto é provável que seu setor de RH esteja trabalhando, exclusivamente, para reposição de funcionários.
Contudo o RH é muito mais do que processos seletivos, ele pode ser usado como um setor estratégico para desenvolver a cultura organizacional da sua empresa, levar os melhores treinamentos para seus gestores e funcionários e muitas outras ações que vão contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.
Líderes também precisam ser avaliados
Podemos afirmar que uma das causas do turnover é ocasionada por problemas na gestão. Antes de tudo, quando você promove profissionais para o cargo de gestão precisa ter a certeza que ele será um bom chefe, pois caso contrário ele poderá pôr em risco a produtividade do setor.
Uma vez que um gestor não sabe se comportar de uma forma que impulsione e engaje sua equipe, é bem provável que haja demissões. Por isso, procure ter gestores que saibam a maneira correta de tratar sua equipe e que ele possa ser a peça que motiva, não aquela que desanima todos. Portanto o RH pode e dever ser um aliado na hora de identificar bons gestores. Além de realizar testes, o setor de Recursos Humanos também pode elaborar treinamentos para aprimorar as qualidades dos gestores.
Um setor preparado para tudo
Entender que o Turnover pode identificar os problemas na empresa não é fácil, ainda mais se sua empresa não dispõe de um setor qualificado para fazer essa análise. Muitas empresas não possuem um setor específico de Recursos Humanos e muitos acreditam que não é importante, afinal para selecionar o candidato basta eu saber se ele consegue executar o trabalho desejado. Não é bem assim. Na verdade, essa ideia é a mais equivocada de todas.
Acima de tudo, um RH é muito mais do que o processo seletivo, ele é um setor extremamente estratégico para conseguir descobrir o talento que faltava para sua empresa. Além disso, ele também planeja e executa ações com o intuito de desenvolver um ambiente corporativo mais saudável. Tudo para contribuir com o desenvolvimento dos seus profissionais.
Analisando resultados.
Portanto, agora que você conseguiu ter uma outra perspectiva de que o Turnover pode identificar os problemas na empresa, chegou a hora de pôr a mão na massa e conversar com seu setor de RH para analisar as melhores estratégias para reduzir o turnover e solucionar as lacunas que podem estar contribuindo para o problema da rotatividade.