Passo a passo do processo seletivo eficaz
Encontrar o talento certo para ocupar aquela vaga tão importante na sua empresa, não é fácil. Mas com aquela ajuda, você encontra não um, mas vários talentos para sua empresa.
Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,1 milhões de pessoas estão procurando emprego, um número bastante expressivo. Com um montante tão alto como é possível encontrar a pessoa ideal para aquela vaga que há tempos está desocupada?
Não é uma tarefa simples, mas isso não quer dizer que é impossível. Sim, é possível encontrar o profissional ideal, mas para isso é preciso realizar um processo seletivo assertivo. E para isso vamos te mostrar nesse artigo o passo a passo do processo seletivo eficaz.
O passo a passo para o sucesso
Passo 1: Conheça o perfil da sua empresa e do candidato
Antes de começar a divulgar a vaga que deseja preencher é necessário um momento de introspeção, ou melhor, um momento em que você olha para sua empresa e identifica qual o seu perfil. Ou seja, tenha bem definido sua missão, visão e valores, assim será mais fácil saber que tipo de profissional melhor se encaixa com a sua organização.
Agora que você conhece seu perfil, é importante que você saiba que tipo de profissional deseja contratar. Sendo assim, escreva uma pequena descrição da vaga contando quais são as principais características, qualidades e experiências que o candidato necessita ter para concorrer à vaga. Agora começamos a ter uma ideia melhor do que o profissional precisa para fazer parte da sua empresa. Esse primeiro passo a passo do processo seletivo é fundamental para que ele seja realizado de maneira adequada.
Mas antes de passarmos para o próximo passo você ainda tem mais alguns pontos para pensar:
- Benefícios oferecidos;
- Formação;
- Idioma;
- Experiência;
- Horário de trabalho;
- Defina a remuneração que será dado ao profissional.
Passo 2: O momento de procurar chegou
Nessa etapa você tem uma infinidade de opções, mas se você está um pouco perdido podemos te ajudar. O mundo da tecnologia te oferece várias opções, como por exemplo a internet. Sim, existem redes sociais e diversas ferramentas que você pode procurar por possíveis candidatos.
Mas caso você prefira algo mais discreto, você também pode procurar algumas indicações. Por isso, mantenha boas relações com profissionais, empresas, universidades, professores e cursos podem contribuir para te indicar os melhores alunos. Alguns profissionais conhecidos, ou mesmo seus colaboradores podem contribuir.
E para que você ainda tenha mais opções, existem empresas que trabalham especificamente com o recrutamento de candidatos. Sendo assim, procure por essas empresas para encontrar candidatos adequados.
Passo 3: Candidatos encontrados
Após realizar uma triagem assertiva leva e ter mais chances de construir uma seleção muito mais produtiva, chegou a hora de avaliar a capacidade técnica e as experiências de cada um. Isso pode ser o passo mais importante em algumas áreas. Já nas áreas que envolvem mais o lado criativo, é possível acontecer a seleção invertida, que começa com uma entrevista para avaliar o comportamento e só depois é analisado o currículo.
Passo 4: Os conhecimentos do candidato
Em geral, os testes mais técnicos, voltados para um conhecimento específico, variam de acordo com a função e o nível da vaga. Já as avaliações mais utilizadas costumam ser aquelas que conseguem avaliar aptidões, competências e personalidades.
Passo 5: Avaliação Comportamental
Esta etapa é a mais temida dos candidatos, afinal eles acreditam que os testes psicológicos costumam ser decisivos, porém isso não é verdade. Aqui serão aplicadas técnicas de seleção com o intuito de avaliar atitudes, postura, linguajar, relacionamento interpessoal, traços de personalidade, interesses, competências e comprometimento com as tarefas. Tudo isso, para analisar se o candidato tem o perfil que a empresa deseja.
Passo 6: Entrevistas com o RH
É nesta fase que o setor de recursos humanos faz uma entrevista, que costuma ser individual. Assim, caso haja alguma dúvida, ela será sanada através dessa conversa.
Passo 7: Entrevista final
Geralmente, nesta fase há poucos finalistas, no máximo três para serem entrevistados. Sendo assim, facilitando ainda mais a escolha. Portanto, é nessa entrevista que o gestor consegue avaliar se o candidato tem os conhecimentos técnicos que ele procura.
Há também a possibilidade dessa fase ser realizada pelo dono da empresa. Dependendo do grau de responsabilidade, porte da empresa e importância do cargo a ser preenchido, o dono da empresa pode solicitar que a última fase da entrevista seja realizada com ele. Sendo assim, será possível avaliar se o candidato selecionado pelo setor de RH, corresponde às expectativas.
Avaliando os resultados
Após percorrer pelo passo a passo do processo seletivo, chegou o momento de avaliar os resultados e pensar nos próximos passos. Crie estratégias para integrar o novo funcionário e para estimular o desenvolvimento do novo funcionário, seja realizando capacitação, treinamento ou mesmo melhorando a cultura organizacional. E não esqueça de realizar um acompanhamento de experiência com esse funcionário.