A importância da inteligência emocional na vida de qualquer profissional
Por Bruna Ramos
Uma das soft skills mais buscadas no mercado de trabalho atual é a inteligência emocional. Mas o que, de fato, isso significa?
Inteligência emocional é uma habilidade comportamental que se refere à forma com que os seres humanos lidam com as próprias emoções. Ela é essencial nos relacionamentos interpessoais e faz toda a diferença, principalmente, no mercado de trabalho.
Pilares da inteligência emocional
Daniel Goleman, jornalista científico dos Estados Unidos, é considerado o pai da inteligência emocional. Em seus estudos, ele chegou à conclusão que para alcançar essa competência é necessário aperfeiçoar habilidades como o autoconhecimento, empatia e a gestão de emoções.
Goleman definiu a Inteligência Emocional em habilidades, como
- Autoconsciência
- Autorregulação
- Automotivação
- Empatia
- Controle emocional
- Habilidades sociais
Qual a importância no mercado de trabalho?
Profissionais com inteligência emocional são os mais procurados por gestores e equipes de RH devido à facilidade com a gestão de conflitos que surgem na rotina de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Habilidades comportamentais do tipo ganharam mais notoriedade em 2020, após os conflitos ocasionados pela pandemia da covid-19.
Quem tem inteligência emocional consegue controlar os sentimentos, independente da situação, agindo com sabedoria e perspicácia. O indivíduo tem mais percepção das emoções, raciocínio emocional, compreensão do que está sentindo e mais aptidão para entender os próprios sentimentos.
Se bem trabalhada, essa soft skill pode fazer com que o colaborador seja destaque na empresa, podendo até ser promovido por tal habilidade, já que influencia diretamente nas atividades exercidas na função e no clima organizacional.
As empresas buscam profissionais determinados e focados em resultados. A inteligência emocional facilita a rotina de qualquer colaborador pois facilita a realização de processos, aumentando o raciocínio para a resolução de conflitos e dando espaço para o surgimento de insights estratégicos.
Como desenvolver inteligência emocional?
O primeiro passo para desenvolver inteligência emocional é o autoconhecimento; reconhecer que você precisa aprender a gerir emoções e a lidar melhor com os seus sentimentos.
A inteligência emocional é essencial para a saúde de todo tipo de relacionamento, sejam eles profissionais ou interpessoais. É por isso que todo indivíduo precisa se preocupar em desenvolver essa habilidade.
Para desenvolver a inteligência emocional, é necessário que o profissional
- Reconheça e repense suas atitudes;
- Identifique pontos que impulsionam suas atitudes negativas;
- Aceite feedbacks e reflita sobre eles;
- Tente entender o próximo e suas atitudes;
- Converse sobre o que você sente, tenha uma comunicação clara;
- Assuma erros;
- Seja humilde e deixe o orgulho de lado.
Colaboradores com essa soft skill são ouro para as organizações. E são eles que os profissionais de RH tanto buscam atualmente, pois proporcionam vários benefícios para as empresas, como a diminuição do turnover, o aumento da produtividade e a melhoria do clima organizacional.
Saber escolher esses profissionais é uma das formas de acertar em cheio na contratação. Sua equipe de RH sabe?
Aqui na Activox, nós temos recrutamento e seleção terceirizados, que podem facilitar o seu processo de seleção de pessoas. Com foco em resultados de sucesso, nós conseguimos identificar o profissional ideal que possa desempenhar as funções de maneira efetiva.
Entre em contato conosco e saiba como podemos adequar isso a sua empresa.