O impacto da inadimplência nas instituições de ensino
Segundo uma pesquisa da Wpensar, 51,9% das escolas estão com uma taxa de inadimplência acima de 10%.
Uma pesquisa realizada 2018, pela Wpensar com 160 instituições de ensino, mostrou que 51,9% das escolas disseram ter uma taxa de inadimplência acima de 10%, nível considerado alarmante.
Não há dúvida ao afirmar que um dos maiores problemas das instituições de ensino são seus clientes inadimplentes. E, assim como qualquer outra empresa, os colégios e escolas necessitam da receita programada para manter o funcionamento, investir em melhorias e pagar seus colaboradores.
É comum ter um certo nível de inadimplência, afinal problemas podem acontecer, seja por conta esquecimento cultural do brasileiro ou mesmo a falta de dinheiro para o pagamento da dívida. Muitos gestores não conseguem analisar o real impacto da inadimplência para as instituições de ensino. Isso se deve a muitos fatores, entre eles, a falta de conhecimento em realizar a cobrança e o receio de perder o cliente. Acima de tudo, é importante que a gestão tenha consciência do abalo que um cliente inadimplente pode acarretar para sua instituição. Por isso, separamos 4 principais consequências que a inadimplência pode causar e ainda colocamos uma possível solução em cada, assim ficará mais fácil tomar uma atitude mediante cada impacto.
Impacto 1 – Sem Investimento
O primeiro impacto que a instituição terá é no que diz respeito a investimentos. Pois, toda contribuição que foi planejada para a instituição, seja em infraestrutura ou recursos humanos, será a primeira a ser cortada. E a medida que o tempo vai passando a tendência é que a instituição fique defasada e comprometa a qualidade do ensino. Por consequência, o ensino prejudicado, os seus alunos escolherão ir para a concorrência.
Como resolver essa situação? Muito simples, não chegue a esse ponto. Se por algum motivo você começa a perceber que o nível de inadimplência está aumentando, pense em estratégias para que isso possa ser revertido.
Impacto 2 – Redução na receita direcionada a folha de pagamento
A mensalidade costuma ser uma das únicas fontes de renda de uma instituição de ensino. No momento em que não há o pagamento dessas, não há a devida entrada de dinheiro no caixa, mas mesmo assim, ainda há funcionários trabalhando na instituição. E você sabe qual a consequência dessa situação? Muitas vezes, afeta diretamente a folha de pagamento dos funcionários. Além disso, fica impossível investir na capacitação dos mesmos, o que acaba acarretando a situação do item anterior. Sendo assim, em locais onde os funcionários não recebem regularmente, nem possuem os serviços básicos garantidos e não há condições adequadas para o processo de ensino, você pode acabar perdendo bons profissionais.
Esta também é uma situação mais delicada. Portanto, você precisa tomar providências. Com uma estratégia bem feita para reverter a inadimplência, é possível garantir a regularidade no pagamento de funcionários.
Impacto 3 – Estrutura inadequada ou faltas de manutenção
Em geral, a manutenção dos espaços de ensino é o que mais preocupa os gestores. Afinal, qualquer problema pode acarretar um acidente e, possivelmente, um processo. Por isso, a instituição de ensino precisa fazer investimentos mensais na infraestrutura das instituições. Além de manter o que já está bom, é importante que ocorra reparos periódicos e tudo isso demanda investimentos.
Aqui estamos a um passo do fim. Sendo assim, reflita qual a melhor estratégia para sua instituição de ensino. Abaixo elaboramos uma lista de quais procedimentos você deve pensar:
- Defina as regras do pagamento, parcelamento ou possíveis descontos;
- Analise diferentes perfis dos alunos através de análises estatísticas;
- Automatize os processos de acionamento, engajamento, negociação e a geração dos boletos;
Assim, após definis esses três pontos você já pode começar a correr atrás dos seus clientes inadimplentes.
Impacto 4 – Falência
Chegamos ao fim da linha. Certamente, essa não é a melhor situação e provavelmente, seja difícil mudá-la, mas isso não quer dizer que você precisa sentar e esperar que a falência bata na sua porta.
Pense na sua estratégia e execute
Após a leitura deste artigo, você pôde compreender os reais impactos que um cliente inadimplente pode causar nas instituições de ensino. Por isso, tenha uma estratégia preparada. Não esqueça de criar uma política de cobrança ou mesmo contratando uma assessoria de cobrança. O importante é não deixar que o índice de clientes inadimplentes aumente.